Apresentação

O presente concurso tem o objetivo de selecionar as 3 (três) melhores propostas, através das classificações de 1º, 2º e 3º lugar, utilizando os critérios estabelecidos no edital, para o estudo preliminar de arquitetura do Centro Cultural Rio-África, localizado na região da Pequena África. O intuito é ter ações que produzam e provoquem interpretações sobre a ancestralidade afro-diaspórica, a cultura, o passado e o futuro da região portuária.

O concurso, promovido pela Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos – CCPAR, vinculada à Prefeitura do Rio de Janeiro, e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio de Janeiro, está aberto exclusivamente a participação de pessoas arquitetas e urbanistas pretas e pardas, naturais do Brasil ou africanos de língua oficial portuguesa com assento no Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP). 

Ao todo, serão distribuídos R$105 mil, em proporção, aos três primeiros colocados e o grande vencedor será contratado para o desenvolvimento do projeto de mais de R$3 milhões. 

O processo de julgamento, que terá como critério melhor conteúdo técnico e artístico, será auxiliado por uma Comissão Julgadora, composta por 9 (nove) membros com notório conhecimento da matéria em exame, indicada pelo organizador e pelo promotor do concurso.

Área do projeto
ÁREA DO PROJETO Antiga Maternidade Pró-Matre, localizada na Avenida Venezuela, no bairro da Saúde. Região conhecida como Pequena África, nas proximidades do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo e do prédio das antigas Docas Dom Pedro II